sábado, 23 de outubro de 2010

Educação Ambiental e Sustentabilidade

Educação Ambiental e Sustentabilidade
Por Josenilda P. Sant’Anna

Nos primórdios da existência a humanidade vivia se protegendo contra aos ataques da natureza, atualmente a natureza luta, sofridamente, para se defender das agressões antrópicas.
O ser humano age como se fosse superior a tudo e, principalmente aos recursos naturais, age também como se fizesse parte da última geração a viver sobre a Terra e que pode fazer o que quiser com o planeta.
Há alguns anos atraz o cacique indígena note-americano Seatle através de uma carta enviada ao presidente dos EUA, já dizia sabiamente que: “ a Terra não pertence ao homem; o homem é que pertence a Terra” (PEDRINE, 1998:24). Contudo, o homem quer, cada vez mais, o desenvolvimento e se detém num modelo de desenvolvimento econômico que busca apenas o progresso, ou seja, o crescimento a qualquer custo. A partir daí o homem usa de forma intensa, crescente e irresponsável os recursos naturais, sem respeitar a capacidade de reposição da natureza e como se esses recursos fossem infinitos.
O Meio Ambiente é formado pelos fatores abióticos (ar, água, solo energia, etc.) mais os fatores bióticos (fauna e flora) mais a cultura humana (valores filosóficos, políticos, morais, etc.) em interação. Porém o homem ao construir o espaço geográfico interfere de forma agressiva nos fatores naturais, alterando o solo, a vegetação, os recursos hídricos, o clima, etc. proporcionando um verdadeiro desequilíbrio ambiental.
Cada vez que há um aumento da população, aumenta também a “necessidade” de produção e conseqüentemente o consumo. O atual desenvolvimento econômico produz a exclusão social e a miséria por um lado e, o consumismo e o desperdício por outro. Tudo isso gera degradação ambiental, pois se aumenta a produção aumenta o uso irresponsável dos recursos naturais e em conseqüência a perda da qualidade de vida.
Para atender as necessidades da sociedade sem que haja a destruição do Meio Ambiente e dos recursos da natureza é preciso buscar compatibilizar o atendimento a essas necessidades assegurando a sustentabilidade da vida na Terra.
A Educação Ambiental, além de ser um processo contínuo no qual o indivíduo toma consciência do seu meio ambiente e adquire o conhecimento, os valores e a determinação que o torna apto a agir é, também, a base para que haja um significativo Desenvolvimento Sustentável no planeta e assim uma verdadeira Sociedade Sustentável.
A mudança de comportamento, uma nova maneira de observar os lugares e uma atitude consciente no momento de exigir responsabilidade, compromisso e respeito com os recursos naturais são requisitos que todo cidadão deve adquirir através da Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário